quarta-feira, junho 22, 2005

A moda do colete

Este frenesim todo pelo colete de segurança anda-me a dar a volta à cabeça, confesso, porque há situações que eu não entendo e me dão cabo da moleirinha. Senão vejamos:

1. Sai mais barato o tuga dizer às autoridades que se esqueceu do colete em casa do que dizer que o tem mas não o usou. Isto, meus amigos, não é uma moda nova. Isto já vem dos tempos do Eng. Guterres, que sabia o estado em que o país se encontrava, mas preferia dizer às autoridades da comunicação social “Ah, seis vezes três dezoito… isso é uma questão de fazer as contas.”

2. Grosso modo, se a malta estiver nas imediações da viatura parqueada à beira da estrada, deve usar sempre o colete reflector.
Ora pergunto eu:

i) O pessoal que pára as viaturas na berma da estrada para satisfazer suas necessidades carnais tem de usar o colete enquanto dá o pifo atrás do pinheiro?

ii) E as sodônas que se empoleiram no veículo para discutir pricing também o têm de o usar? É que elas, tecnicamente, estão à beira da viatura, mas a parte do corpo que usa colete na prática não se vê, a menos que já os façam em formato “fio dental”.

iii) Chegaremos a ver as autoridades a autuar um casal transgressor?
“ – O shôr condutor vai-me desculpar a interrupção, mas vou ter de o autuar por incumprimento das normas de protecção no exercício de sua actividade à beira da viatura. - Ó senhor agente, mas eu trago preservativos. - Pois, pois… mas não traz colete, seu prevaricador.”

É que das duas uma:

a) A moda do colete não pega: o pessoal cada vez que vai às meninas é autuado, logo o preço final da cambalhota inflaciona. Isso origina perda de mercado para as casas de alterne. Resultado: daqui por um mês teos manifestação de prostitutas no Marquês de Pombal com cartazes a dizer: “Quando querem f**** alguém, toca sempre às mesmas!”

b) A moda do colete pega, e provavelmente sítios como a conhecida e obscura “Recta de Coina” vão passar a ter nomes bem mais suaves e alegres como “Avenida dos Pirilampos”!

Pensem nisto, e… protejam-se!


CGA